Cronograma de Pagamentos

Agora que já conhecemos os oito passos principais para sairmos das dívidas, leia o artigo, então podemos passar a organizar um cronograma de pagamentos.

O mais importante nesta etapa é verificar se você poderá pagar todos os credores e todos os meses, caso o dinheiro não seja suficiente devemos então renegociar as dívidas para parcelas menores ou então buscar prazos de carência para começar a pagar.

O cronograma de pagamentos nos deixa saber o que está sendo pago e podemos numericamente notar a dívida diminuir de tamanho.

Muito importante lembrar que no cronograma não deve ser posto os gastos fixos mensais, como água, luz, telefone, escola, alimentação, etc., pois estas dívidas vão ocorrer todos os meses e se você contabilizar vai parecer que está demorando mais para sair do vermelho.

Desta forma podemos ver claramente uma dívida de R$10.000 onde se paga R$500 mensais ser paga em 20 meses, quase dois anos, foi o que eu disse no artigos anteriores, pode levar muito mais tempo dependendo da dívida.

Como funciona o cronograma de dívidas? Um cronograma nada mais é do que um ficha de controle de contas e você deve fazer uma para cada mês, nela são anotadas todas as dividas, aqui sim separadas pelo valor de cada parcela, depois se soma tudo e veja qual é o valor que se está pagamento todo mês da dívida.

O processo de cronograma deve vir depois que as todas as dívidas já estiverem negociadas e o valor das parcelas diminuídas para caber no seu bolso, por isso é importante saber o quanto se deve e o se ganha bem no início do seu programa de recuperação de crédito. Com isso você não terá problema de gastar seu dinheiro com contas e deixar de pagar as contas fixas mensais.