8 Passos para sair das dívidas

Agora que falamos sobre a causa das dívidas vamos ao que realmente interessa: COMO SAIR DO VERMELHO?

A regra é simples mas a prática não, primeiro porque você vai precisar se privar de alguns "luxos dispensáveis" e segundo porque pode demorar um bom tempo dependendo do tamanho da dívida e da sua renda mensal.

Os 8 passos que são mostrados aqui você encontra em qualquer lugar, isso mostra o quão verdadeiro é o artigo, ou seja, não existe milagre para sair das dívidas, o sentimento tem que partir da pessoa que deseja tomar as rédeas da vida financeira, pensamentos do tipo "não consigo", "não tem jeito", "eu sempre fiz assim e nunca passei fome", "se eu não ganho pra comprar isso então porquê eu trabalho?", esses são pensamentos que não ajudam em nada e pelo contrário só contribuem para aprofundar ainda mais o endividamento.

1ª) Descubra o valor TOTAL devido

Este começo é a hora da verdade você vai saber exatamente o quanto deve e para onde está indo seu dinheiro. Neste primeiro momento separe um dia da sua semana para mexer o dia todo com suas finanças, separe carnês de loja, IPTU, aluguel, IPVA, empréstimos, cartão de crédito, mecânico, empregada, tudo, mas tudo mesmo e marque o valor TOTAL devido, não considere apenas as prestações mas sim o TOTAL de todas as prestações.

2ª) Mapeie seu orçamento mensal

Quanto você ganha por mês? Provavelmente você respondeu o valor bruto, aquele que está na sua carteira de trabalho, correto? Mas a resposta é não, o salário ou rendimentos que você deve considerar para fazer esta conta é o salário líquido ou aquele que você recebe no banco todo mês, esse é o valor que você tem para gastar. Nesta etapa vale contar tudo, salário, renda extra, não considere 13° e férias, pois estes não entram todo mês.

3ª) Reorganize seus gastos mensais

Após aprender sobre os seus gastos e seus rendimentos é importante se reorganizar,primeiro pois você se endividou por não se organizar e segundo porquê você precisa tirar dinheiro da cartola, com isso é importante realizar uma auto-educação financeira e diminuir ou mesmo cortar custos, diminua a frequência que compra chocolates, o números de cafés fora de casa e assim por diante.

4ª) Procure meios para ganhar mais dinheiro

Muita gente fala sobre cortar gastos para poder sair das dívidas mas novamente eu faço a pergunta: E se você não está ganhando o suficiente?, como o objetivo deste blog é te ajudar temos que fazer você ganhar mais, correto? Como dicas eu peço que você trabalhe mais, isso mesmo, trabalhe mais e ganhe um bom dinheiro para se livrar das dívidas, faça hora extra, faça bicos nos fins de semana, desenvolva trabalhos manuais e faça a venda deles, revenda perfume natura, boticário, mary kay, Jequiti, não importa ganhe dinheiro. Eu me preocupo com você e quero que você volte a este blog, por isso se limite a trabalhar apenas pelo tempo necessário para pagar suas dívidas ou você vai morrer cedo e nunca ter aproveitado nada.

5ª) Não faça mais empréstimos

É muito importante entender que para economizar quantias consideráveis, você tem que se esforçar. Mesmo que já tenha pago a parcela pendente do mês, não saia esbanjando por aí. Deixe de lado o cartão de crédito, os parcelamentos, procure sempre pagar à vista e gaste apenas com o que for estritamente necessário. No momento, o seu objetivo é reduzir as despesas.

6ª) Priorize o pagamento das dívidas com maiores juros e importância 

Analisando as suas contas, dê preferência aquelas que cobram os maiores juros (se não sabe quais são, é preciso descobrir!) e para as que são de maior importância: as pendências que envolvem serviços que você realmente precisa, mas serão cortados em caso de falta de pagamento.

7ª) Renegocie suas dívidas

Você pode juntar dinheiro para pagar um número maior de parcelas e pedir um desconto na taxa de juros ou até oferecer um valor à vista para liquidar a dívida de imediato.
Se a dívida contraída apresenta juros muitos altos ou parcelas que dificultam o processo de pagamento,  converse com seu gerente e pergunte sobre a possibilidade de  trocá-la por um empréstimo com juros mais baixos ou de renegociá-la para definir parcelas que caibam no seu bolso.

8ª) Tenha disciplina

Para colocar as dicas do nosso guia em prática e se livrar das dívidas, ter disciplina é essencial. Entenda que a mudança na rotina financeira é temporária. O lado positivo é que agora você sabe como lidar com o dinheiro e não irá cometer os mesmos erros. Sair do vermelho requer um comprometimento total da sua parte, não desanime!